Financiamento de Imóvel

Imóveis são bens de valores que levariam anos de economia, para a grande maiorias dos cidadãos conseguirem juntar.

Por esse motivo o Financiamento de Imóvel é a maneira mais comum de se adquirir um imóvel, entretanto é preciso conhecer seus direitos, deveres e riscos nessa modalidade de negócio.

O Financiamento de Imóveis

Financiar um imóvel, nada mais é do que tomar dinheiro emprestado de um banco para aquisição de um imóvel novo.

O financiamento possui regras facilitadas e exclusivas para diversas classes sociais adequando-se ao seu perfil de compra.

Para tal, através de diversas simulações, é possível adequar as parcelas e as taxas de juros as suas necessidades, claro dentro de uma margem de condições fornecidas pelos bancos.

Ainda falando sobre condições facilitadas, programas governamentais como o “Casa Verde e Amarela” e a possibilidade do uso do FGTS como parte da entrada, existem para fomentar o mercado imobiliário e facilitar o acesso da população a bens imóveis.

Apesar de todas as vantagens citadas aqui, como toda operação financeira, envolve riscos que precisam ser levados em conta, antes de adquirir um financiamento imobiliário, pois, conhecer nossos direitos e precaver-se de problemas futuros nunca é demais.

Além disso, facilita a tentativas de práticas abusivas ou fraudulentas, as quais iremos ver a seguir as mais comuns.

Taxa de Abertura de Crédito?

Os PROCONs de todos país têm fiscalizado, cada vez mais de perto essa prática ilegal  que vem sendo cometidas por alguns bancos.

Visando reduzir custos os bancos têm abusado na cobrança de Taxas de Abertura de Crédito e também taxas de busca de informações relacionadas a restrições de crédito.

Tal prática é abusiva, pois estes custos são de inteira responsabilidade dos banco, sendo recomendado ao cidadão que deparar-se com tais cobranças, questionar e na falta de acordo, buscar auxilio de órgãos de defesa do consumidor.

Outra cobrança de devemos ficar atentos são relacionadas a emissão de boletos do financiamento, cuja cobrança é proibida pelo próprio Banco Central.

Preciso adquirir outros produtos oferecidos pelo banco ao adquirir um imóvel por meio de um financiamento?

Qualquer produto que seja ofertado pelo banco, como condição para a realização do financiamento, é considerada venda casada e também considerada um abuso pelas leis de proteção ao consumidor.

Alguns exemplos destes serviços vão desde a abertura de contas com cestas de serviços diferenciados, até seguros residenciais e de vida.

Cobranças Indevidas

Quem escolhe as datas de pagamento?

No financiamento imobiliário, a escolha das datas de vencimento ficam a cargo do cidadão.

Normalmente, existe um prazo de carência em casos de atrasos e juros diferenciados para auxiliar na quitação das dívidas.

Também há a possibilidade de antecipação de parcelas o que pode gerar um desconto no valo final do imóvel.

 

Posso transferir a dívida do financiamento pra outra pessoa?

Também é possível, de acordo com as normas legislativas brasileiras, a transmissão a terceiros do empréstimo habitacional por parte do contratante do financiamento.

Contudo, é preciso observar as específicas condições da hipoteca e da instituição financeira responsável pela concessão desse crédito residencial.

×